09 janeiro 2013

0

Vacina de 7 meses



Ola mamães eu disse nos post anteriores da famosa vacina de 7 meses que muitas crianças estão tomando e outra não estão, bom meu filho teve que tomar. mais algumas amigas não deu nos seus filhos pois já tomarão antes junto com a de 6 meses dizem que as do particular ja incluem se e verdade ou não não sei só sei que dei a vacina no meu pequeno para protege- lo.
Engraçado que perguntei para pediatra do Enzo do posto ela disse que não que era so com 9 meses a próxima vacina por conta disso fiquei em receio de dar.. procurei na internet o famoso calendário de vacinas com a vacina de 7 e não achei hj procurei e achei e postei aqui nesse post para vocês.
Mais voltando ao assunto levei o Enzo no posto 3 dias depois da data que tava marcada na carteirinha e questionei a mossa ela disse que essa vacina entro com outras, e vi o calendário no posto e realmente temos que dar a vacina, Mais a famosa de 9 meses ele não vai tomar que e a de febre amarela, ela disse que não precisava pois aqui não tinha caso e que ele não ia viajar, achei estranho pq novamente pesquisei e á mamães que deram e outra que só vão da aproxima vacina com 1 ano de idade que e o caso do Enzo, mais se esta na carteirinha de vacina não e por acaso né e a pediatra do Enzo falo que ele ia ter que toma, eu penso assim melhor prevenir do que remediar né... doí a picada? logico que doí eu sinto dor ate em mim.. e difícil vermos eles tomar ? é mais e um bem necessário .
Segue abaixo alguma informação sobre a vacina de 7 meses


Olha a foto do meu filho em casa logo depois da vacina 


Vacina pneumocócica entra no calendário básico para menores de dois anos


A vacina pneumocócica passou a integrar o calendário básico de vacinação para crianças menores de dois anos. A inclusão visa proteger esse público contra a bactéria Streptococcos pneumoniae (pneumococo), causadora de doenças como a pneumonias, sinusites, meningites e bacteremias na infância. 

Para 2010, o objetivo é vacinar todas as crianças de dois meses até menores de dois anos. Em 2011, a vacina passará a ser disponibilizada somente para crianças menores de um ano. 

O pneumococo é uma bactéria que causa doenças invasivas como pneumonias bacterêmicas, meningite, sepse e artrite e não-invasivas como sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia. Esta bactéria é uma das principais causadoras de infecções em recém nascidos e em crianças até 2 anos de idade, sendo também responsável por 45% das pneumonias adquiridas. Ela responde por 27% dos casos de pneumonia em crianças nos países em desenvolvimento e por 70% dos casos de doenças invasivas em menores de 2 anos de idade. 

Estima-se que, nos países mais pobres, aproximadamente cinco milhões de crianças abaixo dos cinco anos de idade morrem, todo o ano, de pneumonia. Destas, em torno de um milhão são acometidas pela bactéria pneumococo. 

A vacina não deve ser administrada em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente. Em caso de doença febril aguda, a vacinação deve ser adiada. 

A decisão de introduzir a vacina pneumocócica ocorreu devido ao acordo de transferência de tecnologia para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos BioManguinhos da Fiocruz, que garantirá a vacinação no país. Antes disso, a vacina estava disponível apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) destinadas a pessoas especialmente suscetíveis ao pneumococo. 





DOENÇA PNEUMOCÓCICA

1 - O que são doenças pneumocócicas?

São aquelas causadas pela bactéria Streptococus pneumoniae (pneumococo) e incluem: meningite, pneumonia, bacteremia e sepse (infecção na corrente sanguínea), sinusite e otite médica (infecção do ouvido).


2 - Todas são graves?
O pneumococo é uma causa muito importante de doenças graves em crianças em todo o mundo, principalmente a sepse, a meningite e a pneumonia. Além disso, é a causa mais freqüente de sinusite e otite média aguda (OMA). Doenças pneumocócicas matam quase 1 milhão de crianças por ano, 90% delas nos países em desenvolvimento.

No Brasil, a mortalidade por pneumonia quase sempre é devida ao pneumococo, isto é, o pneumococo é a principal causa de morte por pneumonia, principalmente em crianças pequenas.


3 - Todas as pneumonias e otites são causadas pelo pneumococo?
Como a bactéria é responsável por várias doenças e todas podem também ser causadas por outros agentes, é difícil fazer uma avaliação exata de sua prevalência. No Brasil faltam dados sobre sua incidência, mas 750 mil pessoas foram internadas por pneumonia em 2005, das quais se estima que 40% fossem causadas por pneumococo.


4 - Quem tem mais risco de contrair a doença?
A população de maior risco para aquisição de doença pneumocócica grave está entre indivíduos com menos de cinco ou mais de 65 anos. Existem outros grupos de risco para doença pneumocócica como crianças com anemia falciforme, pacientes que não têm o baço e pacientes HIV positivos.

Estima-se que o pneumococo seja responsável por 17% a 28% das pneumonias adquiridas na comunidade entre as crianças e por 15% a 35% das otites médias agudas. É mais freqüente nas crianças abaixo de 1 ano, mas também é importante causa de doença nos idosos.

Condições que interferem na imunidade das pessoas (defeitos na formação de anticorpos) têm grande importância no risco para infecção pneumocócica. Dessa forma, a incidência de doença pneumocócica é elevada nas imunodeficiências; na infecção pelo HIV; nos diabéticos. Nos pacientes que têm predisposição para pneumonias, como os asmáticos, e nos pacientes com doença pulmonar crônica, o risco também é aumentado.

O principal órgão que elimina os pneumococos do sangue é o baço. Assim, pessoas com problemas no baço, como por exemplo pacientes com anemia falciforme e outras doenças do sangue ou que retiraram cirurgicamente o órgão, têm risco aumentado para doença pneumocócica.


5 - Como a doença pneumocócica é transmitida?
A transmissão ocorre de um indivíduo para outro através do contato íntimo, por meio de gotículas de saliva, geralmente associada a aglomerações. Por esta razão, as crianças de creche têm maior risco de adquirir a doença. A transmissão ocorre mais nos meses de inverno e início da primavera. A bactéria pode estar presente na mucosa nasal e na garganta dos indivíduos saudáveis. Por motivo desconhecido, pode invadir o organismo, causando infecções graves como meningite, sepses, entre outras.


6 - Qual é o tratamento?
O tratamento da doença pneumocócica, que por muitos anos foi feito com penicilina sem problemas, tem se tornado mais difícil pela crescente resistência à penicilina. Além disso, alguns tipos apresentam resistência a múltiplos antimicrobianos. Por isso a importância da prevenção através da vacina.


7 - Quais as vacinas existentes contra os pneumococos?
Atualmente existem dois tipos de vacinas antipneumocócicas disponíveis no mercado: a vacina polissacarídica (Pneumocócica 23-valente) e a vacina conjugada (Pneumocócica 7-valente, cujo nome comercial é Prevenar.

8 - Qual a diferença entre essas vacinas?
A vacina Pneumocócica 23-valente não é eficaz para crianças abaixo de 2 anos de idade. A resposta imunológica das crianças desta faixa etária não é boa, com baixa produção de anticorpos específicos, queda rápida dos seus níveis e não ocorre fenômeno de memória quando há reexposição. Por outro lado, entre adultos, idosos e pacientes com doença de base, a eficácia é bastante satisfatória para formas graves da doença. A persistência da imunidade não é muito boa e, dependendo da população vacinada e da faixa etária, existe indicação de revacinação.

A vacina conjugada Pneumocócica 7-valente apresenta melhor resposta imune especialmente para as crianças menores de dois anos de idade, estimulando a produção de anticorpos nesta faixa etária, bem como um forte efeito de memória na reexposição. Os tipos de antígenos contidos nesta vacina são aqueles relacionados com as formas mais graves de doença pneumocócica.


9 - Quem pode se vacinar?
A vacina antipneumocócica conjugada (7-valente) está indicada para todas as crianças de dois meses a 9 anos de idade.

A vacina antipneumocócica polissacarídica 23-valente está indicada para pessoas com mais de 60.

Também há indicação de vacinação contra o pneumococo em situações de risco para a doença pneumocócica, pacientes diabéticos; com doença pulmonar; doença cardiológica; asplênicos (sem baço); imunodeprimidos; entre outros, devem ser vacinados contra os pneumococos independente de sua idade.


10 - Como saber qual tipo de vacina devo usar?
Até os 9 anos, a vacina escolhida deve ser a pneumocócica conjugada 7-valente.
Crianças maiores de 24 meses, se consideradas de alto risco, por exemplo, crianças com doença de base (anemia falciforme, outras doenças do sangue, infecção pelo HIV, doenças crônicas cardíacas ou pulmonares, imunodepressão, doença renal, transplantados), devem receber os dois tipos de vacina contra os pneumococos (a conjugada 7-valente e a 23-valente).

Adolescentes, e adultos portadores de doença crônica devem receber a vacina anti-pneumocócica 23-valente.

Maiores de 60 anos devem receber a vacina anti-pneumocócica 23-valente.


11 - Qual é o esquema vacinal?A vacinação anti-pneumocócica deve ser iniciada o mais precocemente possível e está indicada a partir dos 2 meses de idade. Isso porque a doença é mais grave e mais incidente no primeiro ano de vida.

O esquema de doses da vacina conjugada 7-valente varia de acordo com a idade de início da vacinação:
IDADE DA 1ª DOSE
Nº TOTAL DE DOSES
7 - 11 m
3*
12 - 23 m
2*
24 m - 9 anos
1*
A vacina anti-pneumocócica 23 valente deve ser aplicada em dose única.

12 - Quais os efeitos adversos das vacinas contra o pneumococo?
Os eventos adversos mais comuns são reações locais, como dor e induração. Não foram observadas reações graves.


13 - Existem Contraindicações às vacinas?
A vacina conjugada 7-valente não está indicada em adultos ou idosos. É contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade ao látex ou outros componentes da vacina. Não deve ser utilizada concomitantemente com a vacina antipneumocócica polissacarídica 23-valente porque a segurança e eficácia desta vacinação simultânea ainda não foi estudada. Deve ser adiada em vigência de doença aguda moderada ou grave, mas pode ser utilizada em vigência de doença leve do trato respiratório.


14 - As vacinas estão disponíveis nos Postos de saúde?
Não, mas naqueles casos de risco para doença pneumocócica, podem ser obtidas através dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde.

Vacinar faz bem!





Calendário de Vacinação


Calendário de vacinação para crianças até seis anos de idade – 2012
IDADEVACINAS
Ao nascer  BCG + HEPATITE B
2 meses  POLIOMIELITE (ORAL) + HEPATITE B + DTP-Hib + ROTAVÍRUS
3 meses  PNEUMOCÓCICA 10 valente + MENINGOCÓCICA C
4 meses  POLIOMIELITE (ORAL) + DTP-Hib + ROTAVIRUS
5 meses  PNEUMOCÓCICA 10 valente + MENINGOCÓCICA C
6 meses  POLIOMIELITE (ORAL) + DTP-Hib + HEPATITE B
7 meses  PNEUMOCÓCICA 10 valente
9 meses  FEBRE AMARELA1
12 meses  SARAMPO-CAXUMBA-RUBÉOLA + MENINGOCÓCICA C
15 meses  POLIOMIELITE (ORAL) + DTP + PNEUMOCÓCICA 10 valente
4 a 6 anos  POLIOMIELITE (ORAL) + DTP + SARAMPO-CAXUMBA-RUBÉOLA

Font

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comenta *-* adoramos comentários *-*